- Ano: 2017
-
Fotografias:Tomas Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Patrimônio tradicional da Córsega, icônico, com uma moderna adição em vidro. Quando o portão se abre, somos tocados pela beleza e simplicidade do local: sobreiros entrelaçados, oliveiras selvagens, uma enorme rocha coberta de líquen e, no fundo, sobre uma pilha de rochas e vislumbrando o terreno, uma pequena casa de pedra, propriedade da família do cliente por gerações.
A serenidade que emana deste lugar evoca a cultura e a herança de nossos antepassados. Como fazer uma extensão sem tirar a essência deste lugar? Era impossível tocar no prédio existente, portando remodelamos apenas o interior... O projeto incluiu a criação de um novo espaço de estar e a requalificação da casa existente.
Nosso gesto é delicado - construímos uma ponte de vidro nos fundos da casa. Do terreno, nada muda - o antigo prédio ainda domina e não se pode notar a intervenção ...apenas virando-se em frente à entrada da casa que a adição pode ser vista.
De forma transparente, ela brinca com seu contexto, com seus limites. Dialoga com a paisagem e com a casa de pedra. Ela muda com as estações do ano e é colorida, imbuída de seu contexto, seu material, o ocre das pedras, a vegetação e o céu azul. Internamente, uma sensação de vertigem nos invade. Aqui, não há mais limites entre o interior e o exterior. O poder magnético da paisagem é tal que encoraja o silêncio e, às vezes, o esquecimento de si mesmo.
Este projeto foi um desafio. Ele teve que vencer, convencer o gerente de projeto sobre seu custo e motivações, desafiar empresas, construir em uma área de difícil acesso respeitando o meio ambiente e, acima de tudo, era necessário respeitar o trabalho de nossos ancestrais com um extensão delicada que enfatiza a força do antigo. Hoje, o prédio antigo se reflete no vidro como se nos lembrasse de nosso dever de lembrar...